A partir de 1 de Outubro de 2019 os cidadãos Portugueses poderão obter vistos eletrónicos de turísmo, de negócios e humanitários, todos de uma entrada, para viagens ao São Petersburgo e região de Leningrado, através de preenchimento do formulário no portal http://electronic-visa.kdmid.ru/
O documento eletrónico é gratis, sendo emitido na base do pedido do cidadão estrangeiro acompanhado pelo ficheiro digital da fotografia do requerente. O pedido deve ser feito com quatro ou mais dias de antecedência à data da entrada pretendida. Não se exige nenhum documento adicional durante o processamento do formulário.
O visto eletrónico terá validade de 30 dias a partir da data de emissão, sendo possível, dentro do prazo de validade, estar em São Petersburgo e região de Leningrado até 8 dias a partir da data da entrada.
Os vistos eletrónicos só serão validos para entradas efetuadas diretamente pelos postos de fronteira de São Petersburgo e região de Leningrado, nomeadamente:
posto de controlo no aeroporto “Pulkovo”;
postos de controlo rodoviários “Ivangorod”, “Torfianovka”, “Brusnichnoye”, “Svetogorsk”;
posto de controlo pedonal “Ivangorod”;
postos de controlo marítimo “Visotsk”, “Grande Porto de São Petersburgo”, “Porto de passageiros de São Petersburgo”.
Não é permitida a entrada com este tipo de visto por meio de transporte ferroviário.
Os cidadãos estrangeiros que receberam vistos electrónicos para visitar a cidade de São Petersburgo e região de Leningrado têm direito de permanecer e circular apenas no território de São Petersburgo e região de Leningrado. Não é permitida a entrada com tais vistos para o resto da Federação Russa com a finalidade de viajar em trânsito para São Petersburgo e região de Leningrado ou sair deles, inclusive através das zonas da escala internacionais nos outros aeroportos russos.