Catástrofe de Chernobyl, o pior acidente nuclear da história, mas a central e a cidade fantasma onde se situa são hoje um destino turístico em crescimento.
A 26 de abril de 1986, às 01:23, o reator número quatro da central, a cerca de 100 quilómetros a norte de Kiev, explodiu num teste de segurança e o combustível nuclear ficou a queimar-se durante dez dias, lançando para a atmosfera elementos radioativos que terão contaminado, segundo algumas estimativas, até três quartos da Europa.
Apesar de gravidade do acidente, passado 30 anos, e com a instalação do sarcófago metálico sobre o locar do acidente, torna a visita ao local bastante segura. Um dia na zona de exclusão é equivalente a 2 horas de voo sobre o atlântico, em termos de dose de radiações absorvidas. Ao saírem de Chernobyl, todos são obrigados a passar os controlos de radiação.
O programa inclui visitas à nova cúpula, a aldeias abandonadas, ou alimentar siluros (grandes peixes de água doce) que vivem nas águas radioativas de um canal de arrefecimento da central.
Mas o ponto alto continua a ser Pripiat, a cidade fantasma situada a alguns quilómetros da central evacuada em três horas a 27 de abril de 1986.
Aeroporto de Lisboa
3 horas antes da hora de voo
Encontro com o guia no aeroporto. Transfer para a cidade. Tour panorâmico pela capital ucraniana. Check-in no hotel.
Pequeno almoço no hotel. Excursão – Mosteiro Pecherska Lavra e visita aos museus de miniatura e tesouros nacionais. Programa opcional: Shopping com guia
Pequeno almoço no hotel. Encontro com guia, transporte para zona de Exclusão. Visita guiada a cidade fantasma de Prypiat, reator 4 protegido pelo sarcófago e almoço na cantina da Usina Nuclear de Chernobyl. Visita guiada a radar DUGA-3. Regresso a Kiev. Programa opcional: noite de Kiev
Pequeno almoço no hotel. Visita ao museu ao ar livre Svoboda de Mamay. Programa opcional: noite de Kiev
Pequeno almoço no hotel. Transfere para aeroporto. Voo de regresso.