A Moldávia é conhecida pelo vinho e suas adegas únicas, mas hoje vamos falar da gastronomia nacional bastante diversificada e rica devido a localização do país, com muitos recursos naturais como legumes, fruta, carne, etc.
A cozinha moldava é influenciada pela gastronomia turca, grega, cozinha da Europa ocidental, ucraniana e russa. No entanto tem pratos típicos e originais que merecem uma atenção especial.
Sopas
A primeira sopa típica é a “Zama” – sopa leve com frango, massa fresca e ervas. É cozinhada em kvass ( bebida fermentada) o que adiciona uma acidez à sopa.
A segunda sopa típica é a Chorba, com base em caldo de carne ao contrário da Zama é mais consistente. Chorba é feita de pimentos, feijões, couve, arroz, batatas, e carne, normalmente de bovino.
Mamalyga
Este prato é preparado de farinha de milho. Antigamente a Mamalyga substituía o pão devido às dificuldades económicas e agora esse prato é popular até mesmo em restaurantes mais caros. O prato é servido com torresmos, queijo bryndza, ovo, creme fraiche e molho Muzdey (um molho de alho à base de caldo com adição de óleo vegetal e endro).
Placinda
Deliciosas tortilhas com queijo Brynza, requeijão, couve, batata, carne ou fruta (cereja ou maçã). Muitas das vezes é servido ao pequeno almoço nos hotéis.
Também poderá encontrar um análogo de placinda, mas de massa folhada – Vertuti. Eles são semelhantes em formato de caracol ou tubos, e os recheios são quase iguais mas o recheio mais incomum é o da cebola frita.
Bolo “Chapéu Guguce”
O bolo é feito de panquecas recheadas com ginja e com creme de natas acidas. Coberto com chocolate, faz lembrar um chapéu. Nos contos moldavos existia um menino muito esperto e maroto que usava um chapéu preto, que se chamava Guguce, daí o nome do bolo.